Photoshop Content Aware tool


Eu estou transferindo todo o conteudo desse site para o meu blog maior, o de marketing http://marketing-e-inovacao.blogspot.com/  se você ainda não conhece, visite ;) , afinal, Photoshop é um assunto interessante para a maioria dos designers e para muitos profissionais de marketing, mas eu não podia deixar de republicar esse tutorial sobre o content aware, a ferramenta "mágica" do Photoshop para remover elementos indesejáveis de fotografias.

Eu fiz isso com algumas fotos que tirei na Patagônia argentina e resolvi publicar aqui também o tutorial. Espero que você goste:

Tutorial: content aware no PhotoshopOBS: Esse recurso existe desde o Photoshop CS4  (esse tutorial foi especialmente criado para aqueles que dizem que as demonstrações da Adobe são feitas com fotos preparadas especialmente para o "show" ;0  ).


Ferramenta Lasso


Usar o Photoshop Content Aware é simples: 

Selecione, com a ferramenta Lasso (marcada com a setinha em vermelho na imagem ao lado), por exemplo, o elemento que você quer remover. No caso abaixo, duas pessoas que não deveriam estar na foto.

Selecionei primeiro a pessoa da esquerda.
Repare que a seleção não precisa ser perfeita, o Photoshop via cuidar de ajeitar o preenchimento da melhor maneira possível.

Feita a seleção, clique em "Edit > Fill"
No menu que se abre, a opção "Use: Content Aware" já deve estar acionada, se não estiver, selecione clicando na setinha correspondente.

OBS: Se por acaso a opção não estiver habilitada, é porque a seleção não está ativa, nesse caso, refaça a seleção, e clique novamente em Edit > Fill

 Dê OK. Veja que o lado esquerdo da minha imagem foi preenchido perfeitamente por um padrão de gelo que parece ter estado ali originalmente.

Se por acaso você não gostar do resultado final na sua imagem, refaça a seleção e repita o processo. Para cada formato de seleção, será gerado um resultado diferente. É possivel que você tenha que fazer alguns retoques usando o "carimbo" ou a "patch tool", mas o ganho de tempo aqui é indescritível.


Removida a primeira pessoa, quero remover a da direita também. Repito o mesmo processo: seleção rápida com o Lasso, clico em Edit > Fill > Use: Content Aware. Clico em OK e pronto, agora minha superfície de gelo está como eu queria!
Tudo em menos de 1 minuto!

Share:

1 comentários