Crie seu website como um outdoor

Pense no design do seu website como se fosse o de um outdoor

Hoje navegando pela internet, achei um site bem interessante dedicado ao tema “como fazer as pessoas clicarem no seu site” (http://www.whatmakesthemclick.net/blog/), e um dos posts falava sobre o design de websites, e uma das idéias que encontrei lá é "Construa seu site ou blog como se fosse um outdoor".

A idéia é simples: a maioria das pessoas, quando acessa um site, escaneia rapidamente a página para localizar os pontos de interesse, como se fosse um outdoor, em que se tem pouco tempo para absorver a mensagem.

No livro “Don´t make me think” ("não me faça pensar"), sobre usabilidade na web, Steve Krug tem um capítulo chamado "Billboard Design 101" (Design de outdoor), reforçando a idéia de que as pessoas não lêem todo o texto em um site, eles scaneiam a página rapidamente. Então você deve pensar em um "outdoor" quando você está decidindo o que colocar na sua página web, em vez de pensar nela em algo que os visitantes vão ler integralmente.

Os principais pontos a se pensar seriam:
- Ao acessar a página, ele consegue captar o principal assunto/ tema do site ou blog? As cores, imagens, efeitos visuais refletem o conteúdo?
- Está clara a utilidade do site e qual deveria ser a próxima ação de navegação (muito importante por exemplo em sites de e-commerce, por exemplo)?
- Ao ler um artigo, este está claramente delineado, com parágrafos curtos, frases de abertura que indiquem o tema do parágrafo, e até mesmo palavras ou frases destacadas (em negrito, por exemplo)?
- O conteúdo acima da dobra (aquele que o visitante não precisa clicar na barra de rolagem para acessar) é o que deveria ser mais atrante para o visitante?

É claro que usabilidade é um tema longo, complexo, e às vezes até polêmico, mas as questões acima são bastante válidas para capturar o olhar e a atenção do visitante. Experimente no seu blog!

>>> Veja aqui um dos meus designs favoritos de outdoor (mas vai ser difícil reproduzir no blog...hehehe): Outdoor usa luz do sol para vender tinta de cabelo!

Share:

0 comentários